sábado, 16 de junho de 2012

Palestras, apresentações e gincana marcam Semana do Meio Ambiente na escola

O Projeto Escola Sustentável promoveu na Semana do Meio Ambiente, de 5 a 12 de junho, diversas atividades para conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental. Uma gincana ecológica envolveu as turmas dos anos finais com a coleta de reciclados, paródias e a disputa das turmas mais limpas. Entre as palestras, os temas foram variados e para diversas idades.

No primeiro dia de palestras, dia 5 de junho,  o médico veterinário Ricardo, que apresentou aos alunos de 3º e 4º anos o tema "Cuidados com os animais de estimação", falando ainda sobre os maus tratos a animais e a função de um médico veterinário.

No dia 6 de junho, o químico industrial Élcio Kulcheski, falou sobre o tema "Água e a educação ambiental" para alunos dos 5º e 6º anos. O palestrante destacou a importância da água na vida da Terra e a necessidade de preservação de mananciais e esgotamento sanitário para a saúde e qualidade de vida das comunidades.


No dia 11 de junho, foi a vez do jornalista e presidente do Movimento Surf Verde, de Barra Velha, Ezequiel Diaz Savino, apresentar aos alunos de 7º anos, 7ª e 8ª séries o tema "Animais marinhos e a preservação das praias". Ezequiel falou sobre as ações do movimento, sobre os animais marinhos encontrados nas praias locais, os cuidados na preservação dos ambientes marinhos e o problema da poluição de rios e mares.


Para encerrar as atividades da semana, no dia 12, duas atividades foram realizadas. Os alunos de 6º ao 9º ano ouviram a palestra do técnico da Epagri Oderlei M. Anschau, que falou sobre a estrutura da Epagri no município, sobre a agricultura em Piçarras e, em especial, sobre a Agricultura Familiar. Os alunos das séries iniciais também puderam conferir as paródias feitas pelas turmas para o Projeto Escola Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário