quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Definida data de lançamento do Livro Zé Filé - um cachorro na reciclagem



A Escola lança na próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, o livro da jornalista Danielle Garcia, “Zé Filé – um cachorro na reciclagem”, feito em parceria com os alunos da escola, dentro do Projeto Escola Sustentável. O lançamento acontece a partir das 16 horas, no auditório da escola.
Segundo a diretora Rosa Maria Toller Gutmann, o lançamento do livro vem coroar parte do trabalho de educação ambiental da escola, através do Projeto Escola Sustentável.  De acordo com ela, a história do cachorro Zé Filé surgiu da necessidade de envolver as crianças das séries iniciais no projeto de reciclagem da escola ensinando, de maneira lúdica e literária, como preservar limpa a escola e a natureza.
De acordo com a diretora, o livro será distribuído gratuitamente para todos os alunos dos anos iniciais da escola, e alguns exemplares para bibliotecas e outras escolas e CEIS do município, além de entidades que atendam crianças no município. “Dez por cento dos livros que fizemos, serão vendidos para a comunidade e os recursos revertidos integralmente para as ações do Projeto Escola Sustentável”, destacou. Segundo Rosa, outro destaque do lançamento do livro é que, pensando na inclusão de todos os alunos, foram impressos três exemplares do livro em tamanho ampliado, para os alunos que frequentam a escola e têm um grau de deficiência visual que não permite a leitura em tamanhos usuais.

O livro

O livro “Zé Filé – um cachorro na reciclagem” conta a história de Zé Filé, um cachorro de rua com orelha empinada, preto e branco e muito esperto. Ele vivia catando papéis de bala e outros lixos na frente da escola, onde morava. Depois de entender o que significava cada uma das lixeiras coloridas da escola, Zé Filé passou a ensinar as crianças a não jogarem lixo no chão. Nesta aventura curiosa, das muitas que ele viveu, o leitor vai saber como Zé Filé se tornou o cachorro da reciclagem. O livro tem 20 páginas, texto de Danielle Garcia, projeto gráfico do jornalista Luiz Garcia e ilustrações dos alunos Lucas Garcia, Gabrieli Cesaro, Hanna Linhares, Eulália Mafra, Cleidiele Litkoski, Otávio de Oliveira, Julia Hein, Luana Anhaia, Pedro Garcia, Luiza Vilas Boas, Jaqueline Hager, Hudson Ramos, Gabriel Bueno e Camila de Morais. A coordenação das ilustrações foi das professoras Leonir Vicente Rosa e Tânia Margarete de Borba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário