segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Projeto Escola Sustentável a todo vapor!!






Assumindo o desafio de ensinar sobre sustentabilidade e aplicar no próprio ambiente onde está inserida, uma equipe da Escola Monteiro Lobato decidiu implantar na escola o Projeto Escola Sustentável – sustentabilidade se aprende na escola. Os cerca de 700 alunos da escola, de pré ao 9º ano, participam diariamente do projeto. Um grupo de 30 alunos faz o monitoramento do recreio e coordena as ações de orientação e cidadania dentro da escola, no contraturno escolar. Todos receberam camisetas patrocinadas pela Baltt e Natubrás e um boné, patrocinado pela Takata. Professores e apoiadores também receberam bonés e camisetas.
Entre as principais ações do projeto está sendo identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, e agir coerentemente com elas. “Vamos procurar incentivar atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade entre os alunos, professores e funcionários da escola, como conservar a sala de aula, o pátio e os jardins da escola limpos e sem vandalismo, implantar o uso racional da água e energia, promover a coleta seletiva na escola e repassar o lixo reciclável para os catadores”, destacou a prof° Luciana Suzin.
Parte das ações do projeto ainda estão sendo aplicadas, mas os alunos já iniciaram a coleta em casa e na comunidade de várias embalagens de materiais que a escola vai receptar e encaminhar para reciclagem. Segundo a diretora Rosa Gutmann, a escola já implantou também o posto de coleta de pilhas usadas-  com apoio da JL Celulares (Claro) -, que serão encaminhadas para a reciclagem correta, além da de coleta do óleo de cozinha usado para fazer sabão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário