quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Alunos do 9 º ano visitam Projeto Tamar e Centro Histórico de Florianópolis


Projeto interdisciplinar une Língua Portuguesa, História e Meio Ambiente
Como apresentar os gêneros textuais do ensino da Língua Portuguesa de forma mais clara e estimulante aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental? Esse foi o desafio assumido pela professora de Língua Portuguesa da escola, Ellen Cristina Caponi. Ela criou o “Projeto Gestar II – Os textos são e fazem meu mundo?”, que incorpora o ensino dos gêneros textuais através de visitas ao Projeto Tamar e ao Centro Histórico de Florianópolis. Os alunos fizeram no dia 16 de agosto a visita ao projeto e à capital do Estado. “Considerei altamente relevante incorporar ao ensino o Projeto Tamar e o Centro Histórico, e criei expectativas para a aprendizagem de conhecimento científico, histórico, cultural e de responsabilidade social para os alunos”, destacou a professora.
Ellen conta com o apoio da professora de História, Aline Taques, e se baseia na interdisciplinariedade entre História, Português e a atuação junto ao Projeto Escola Sustentável, desenvolvido na escola em 2011. Segundo Ellen, o projeto contou com estudo dos gêneros textuais e da história de Florianópolis antes da aula passeio, elaboração de relatórios depois das visitas, cartazes, folderes para explicação aos demais alunos, e ainda vai contar com a elaboração de paródias, notícias e apresentação do trabalho final na escola.

Visite o Projeto Tamar na internet www.tamar.org.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário