segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alunos estudam Gêneros Textuais observando a vida no bairro



A professora Ellen Cristina Caponi e os alunos da oitava série dois saíram pelas ruas do bairro para aprender, na prática, como usar diferentes gêneros textuais estudados na disciplina de Português, e como eles são aplicados no dia a dia da cidade. Primeiro, a turma decidiu qual seria o ambiente letrado a ser observado. “Escolhemos a rua principal do bairro por nela haver diversos comércios. Dividimos as duplas e os comércios a serem observados”, lembra a professora. “Observamos a própria rua, o mercado, a vídeo locadora, uma loja de utilidades, a agropecuária, o posto de gasolina, a farmácia e a verdureira. 
Com isso, diferentes Gêneros Textuais foram encontrados nos ambientes letrados observados, como placas de trânsito, folders, cartões, placas de preços de produtos, banners de filmes, placas explicativas e de serviços variados, avisos, livros, revistas, jornais e diversas propagandas. “Depois da visita à rua e aos comércios, os alunos efetivaram em forma de lista os gêneros que encontraram e então lançou-se um debate sobre a importância dos gêneros textuais no dia a dia de cada ser humano. Foi muito bacana ver a participação de todos”, destacou a professora, lembrando que o objetivo da atividade era refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano. 
"Foi uma atividade bastante estimulante para os alunos, pois além de saírem da sala de aula, eles se perceberam agentes do tema, pois conhecem bem essa rua principal, só que passava despercebido pra eles a importância das escritas que há nela. Assim, cada aluno percebeu a importância da escrita para as atividades do cotidiano de cada um de nós", concluiu a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário